Celulares não causam câncer em humanos aponta novo estudo

Afinal a radiação dos aparelhos de celulares e smartphones pode ou não causar câncer em humanos, por essa questão foram feitos dois grandes novos estudos para determinar se é possível a radiação causar algum tipo de câncer em seres humanos.

O primeiro estuado foi realizado pela National Institute of Environmental Health Sciences e conduzido pelo pesquisador John Bucher, que garante que não tem perigo em ficar com o celular no ouvido, a pesquisa dele envolve na exposição de ratos a níveis muito maiores do que é emitido no smartphones que são usados por nós, as fêmeas não foram afetadas já os machos foram impactados com a radiação, causando um pequeno aumento em um determinado tipo de câncer cardíaco.

Dr. Bucher diz que “os limites de segurança atuais para celulares são aceitáveis para proteger a saúde pública” seu estudo foi realizado a pedido da Food and Drug Administration (FDA – equivalente à Anvisa nos Estados Unidos), suas descobertas sobre um tumor raro no tecido nervoso do coração de um dos ratos machos não se traduzem em uma preocupação para humanos concluindo que o uso de celulares é seguro.

Os testes equivalem por exemplo a um telefone com sinal fraco que gasta mais energia procurando um sinal mais forte mas essa radiação onde os ratos foram bombardeados com um nível alto de radiação por nove horas diárias em um período de dois anos mas esse nível de radiação somente é experimentado brevemente por humanos.

David Carpenter chefe de saúde ambiental da Universidade Estadual de Nova Iorque diz que “não é tão perigosa quanto cigarros, mas existe um risco real de uso excessivo”

O segundo estudo feito pelo Dr. Otis Brawley, diretor médico da Sociedade Americana do Câncer, quem ainda continua preocupado o médico recomenda usar fones de ouvido para fazer e receber chamadas e diz, “a evidência de uma associação entre celulares e cânceres é fraca, e, até agora, não vimos um risco maior de câncer em pessoas”.

Dr. Brawley ainda preferi conversar no viva-voz, além de trocar mais mensagens de texto no lugar de chamadas de voz reduzindo o risco preferindo usar fones de ouvido para pessoas com receio com o uso prolongado e intenso mesmo com FDA eliminando qualquer risco dos smartphones como fatores de risco para cânceres em humanos.

 

Fonte: Canaltech

 

Sobre a Webglobe
A Webglobe realiza a gestão da infraestrutura de tecnologia de empresas, alinhando a tecnologia com os negócios dos nossos clientes para gerar melhores resultados.

Nosso fluxo de trabalho é baseado em processos e nossa gestão é apoiada nas boas práticas de ITIL e COBIT, permitindo entregar serviços gerenciados de tecnologia com qualidade, segurança e previsão de investimentos.

Visite: webglobe.com.br