No Windows existem inúmeras ferramentas que ficam escondidas, mas na verdade permitem que os usuários alterem configurações predefinidas pelo sistema.

Um recurso interessante para quem gosta de saber tudo sobre seus dispositivos e desconfia que alguém tentou acessá-los sem sua permissão é verificar as tentativas de login: as bem-sucedidas e mesmo aquelas que falharam.

Se você desconfia que alguém tentou acessar seu computador, veja a seguir como proceder
Primeiro é necessário abrir o painel de execução do Windows: pressione Win + R, e então irá abrir a janela Executar.

 

Depois de feito isso, será necessário inserir o comando “gpedit.msc” e em seguida clicar em “OK”.

 

Na janela de Configurações do Computador, clique em “Configurações do Windows” e, depois, em “Configurações de Segurança”.

 

Nessa aba, clique em “Políticas locais”, em seguida em “Política de auditoria” e então procure por “Auditoria de eventos de logon”.

 

Com a configuração de Auditoria aberta, deve-se selecionar as opções “Êxito” e “Falha” e clicar em “OK”.

 

Realizado esses passos, agora é possível verificar se alguém tentou acessar seu dispositivo: em “Visualizador de Eventos”, abra a aba de “Logs do Windows” e, em seguida, a opção “Segurança”. Para visualizar os logins bem-sucedidos, clique duas vezes onde contém o número de identificação 4624 e, para verificar as tentativas malsucedidas, basta clicar duas vezes no onde se encontra o número de identificação 4634.

 

Fonte: Tecmundo

Sobre a Webglobe
A Webglobe realiza a gestão da infraestrutura de tecnologia de empresas, alinhando a tecnologia com os negócios dos nossos clientes para gerar melhores resultados.

Nosso fluxo de trabalho é baseado em processos e nossa gestão é apoiada nas boas práticas de ITIL e COBIT, permitindo entregar serviços gerenciados de tecnologia com qualidade, segurança e previsão de investimentos.

Visite: webglobe.com.br