Sistema de alerta de desastres naturais via SMS tem 9 estados

Já foram mais de 25 milhões de mensagens de alertas encaminhas, hoje o sistema já tem disponível e atende mais de 125 milhões de telefones móveis e cerca de 2 milhões de cidadãos já se cadastraram desde fevereiro de 2017 os estados que já estão com o sistema funcionando são Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Mais três estados Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais a partir de hoje 15/01 vão ter o sistema de alertas expandido pelas operadoras o sistema que dá suporte ao envio de alertas para informar a população, via SMS, sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos.

O funcionamento do sistema é bem simples a Defesa Civil detecta a possibilidade de ocorrência de um evento que pode trazer risco para a população em determinada região e manda para o sistema informações sobre a região que vai ser atingida e a mensagem que será enviada pelas prestadoras aos celulares dos cidadãos daquela região que fizeram o cadastro no sistema de envio da mensagem de alerta de desastre natural.

Seguindo o cronograma é que ainda no primeiro trimestre o sistema esteja disponível em todo o País em 19 de fevereiro será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins, 19 de março, na última fase, o sistema entrará em operação nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

O sistema fica a cargo das prestadoras que envia a mensagem para o celular sem custo para as pessoas que fizeram o cadastro no sistema, o sistema foi implantando em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração.

Para fazer o cadastro nas localidades atendidas qualquer pessoa que está nas localidades pode se cadastrar enviando uma mensagem do celular para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado.

O Conteúdo da mensagem enviada é “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”, a Defesa Civil promove campanhas diversas e a população é chamada a se cadastrar.

 

Fonte: idgnow

 

Sobre a Webglobe
A Webglobe realiza a gestão da infraestrutura de tecnologia de empresas, alinhando a tecnologia com os negócios dos nossos clientes para gerar melhores resultados.

Nosso fluxo de trabalho é baseado em processos e nossa gestão é apoiada nas boas práticas de ITIL e COBIT, permitindo entregar serviços gerenciados de tecnologia com qualidade, segurança e previsão de investimentos.

Visite: webglobe.com.br